Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    O endividamento não justifica humilhações.

    Todo consumidor detém o direito ao respeito diante de qualquer inadimplemento.

    Publicado por Hertúlio Medeiros
    há 2 anos

    Segundo dados publicados pela CNN Brasil publicado em janeiro desse ano, o nível de endividamento das famílias brasileiras bateu record ano passado com uma média de pouco mais de 70%. Diante disso, muitas pessoas estão na fila das cobranças e no desespero para arcar com as dívidas contraídas.

    Nesse contexto, é importante ressaltar que na cobrança do débito, o consumidor inadimplente não poderá ser exposto ao ridículo, tampouco deverá ser submetido a constrangimento ou ameaça nos termos do art. 42 do Código de Defesa do Consumidor. Logo, a maneira como a dívida for cobrada deve respeitar os princípios inerentes a dignidade da pessoa humana.

    Por outro lado, o que acontece se alguém for cobrado de forma vexatória? Terá direito a indenização por dano moral? E se alguém for cobrado por alguma dívida que não reconhece ou não contraiu?

    Para mais informações sobre esse outros assuntos, envie uma mensagem para: dr.hertulio.adv@gmail.com !


    • Publicações51
    • Seguidores20
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações22
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-endividamento-nao-justifica-humilhacoes/1415729581

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)