Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Do que se trata a "Cláusula de Tolerância" em em Contrato de Compra e Venda de Imóvel na planta?

Nada é tolerado no direito, mas algumas coisas são relativizadas.

Publicado por Hertúlio Medeiros
há 5 anos

O contrato pode prever que, se a construtora não cumprir o acordado até a data X prevista no mesmo, mas entregue o imóvel dentro do prazo de 180 dias a contar dessa data, ela não teria que pagar multa ou qualquer espécie de indenização ao adquirente conforme expõe o informativo 612 do Superior Tribunal de Justiça. .

.

Existem vários contratempos que podem atrasar a entrega de um imóvel, cujos motivos são alheios ao controle do incorporador ou da construtora, tais como: intempéries, falta de mão de obra, escassez de insumos, dentre outros. Logo, não se verifica para o consumidor nenhuma desvantagem exagerada, o que comprometeria o princípio da equivalência das prestações estabelecidas.

.

Por analogia, esse mesmo tempo é o prazo de validade do registro da incorporação e da carência para desistir do empreendimento (arts. 33 e 34, £ 2º da Lei 4.591/64 e art. 43-A desta lei, incluído pela Lei 13.786/18, e art. 12 da Lei 4.864/65) e é o prazo máximo para que o fornecedor sane o vício do produto (art. 18, £2º do Código de Defesa do Consumidor)

.

Porém, o que acontece se o imóvel for entregue após esse prazo de tolerância? Caberia indenização por danos morais também?

.

Para maiores informações sobre esse e outros assuntos do ramo imobiliário e se você mora em João Pessoa (PB), entre em contato clicando AQUI.

  • Publicações51
  • Seguidores20
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações98
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/do-que-se-trata-a-clausula-de-tolerancia-em-em-contrato-de-compra-e-venda-de-imovel-na-planta/664290227

Informações relacionadas

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 2 anos

Condomínio e Incorporação Imobiliária - Vol. VII - Ed. 2022

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 2 anos

1.1.. A Instituição do Condomínio Edilício

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)